top of page

Vale a pena terceirizar equipes de campo no Brasil?

Sim, vale muito a pena.


Durante os últimos 20 anos de atuação no mercado brasileiro e latino americano,17 anos foram dedicados ao segmento de terceirização, com mais de 400 projetos desenhados e implantados para grandes corporações líderes mundiais no segmento em que atuam. Constantemente eu era questionado sobre as reais vantagens de terceirizar equipes no Brasil. Recentemente, no mês de junho de 2021 essa pergunta voltou pelo Diretor Comercial do maior produtor de ovos do norte e nordeste brasileiro. Ele queria argumentos reais para esclarecer, de uma vez por todas, quais as vantagens de terceirizar equipes de campo no Brasil.

Photo: Colaborador de campo trabalhando no supermercado


Depois de uma boa conversa por vídeo conferência formalizei as vantagens a seguir sobre terceirizar equipes.


Baixo custo: quando atuamos com equipes internas, na maioria das vezes não enxergamos os custos indiretos, que vão muito além dos custos diretos com salários, encargos, benefícios e ferramentas de trabalho das equipes de campo. Custos que muitas vezes não são expostos, mencionando horas de trabalho das áreas internas como Departamento Pessoal, Recursos Humanos, Jurídico, processos trabalhistas, contratação de investimentos em sistemas especializados, manutenção de frotas, para a atividade a ser executada, custo com reposição de colaboradores em caso de "turnover", treinamento específico, entre inúmeros outros custos, que reforçam a demanda por investimento para ser eficiente. Quando a empresa decide por terceirizar o processo como um todo, o gasto passa a ser melhor controlado, sendo tratado como despesa única e fixa, facilitando e prevendo o orçamento anual sem grandes surpresas.


2º Capilaridade e Crescimento das Operações: Terceirizar as operações de campo, com um fornecedor especializado e bem estruturado, com boa presença de filiais em todo território nacional, permite que o contratante (tomador do serviço), ganhe maior vantagem competitiva. Caso o contratante decida expandir as operações para outras localidades, rapidamente ele o faz, sem precisar aumentar custos com departamentos internos para suportar essa expansão. Com a equipe terceirizada, o contratante simplesmente solicita para o fornecedor a expansão do contrato para outras localidades, sem a necessidade de modificar processos.


3º Aumento da eficiência: Compor um projeto de campo, exige conhecimento específico, processos de roteirização de trajetos, cobertura dos pontos de atendimento controlada por sistemas específicos e customizados, controle de jornada de trabalho das equipes externas, controle de tarefas previstas, tarefas realizadas, assiduidade x absenteísmo, controle de indicadores de campo, recrutamento e seleção dedicados, profissionais especializados e treinados e controle por ferramentas modernas e amigáveis. Esses processos podem ser facilmente eliminados e repassados para fornecedores especializados.

Mesmo porque, o grande objetivo da terceirização é elevar a qualidade dos projetos, com controle financeiro e aumento de produtividade.

Mas afinal, como funciona a Composição dos custos das empresas de terceirização?


Os projetos de terceirização geralmente são financeiramente compostos da seguinte forma:


1. Salários (+Incentivos e/ou comissão);

2. Encargos (Grupos: 1, 2 e 3);

3. Benefícios (Seguir Convenção dos Sindicatos);

4. Ferramentas de Trabalho (Uniforme, EPIs, Sistemas e o que mais for necessário ou obrigatório para o projeto);

5. Sistemas;

6. Taxa e;

7. Impostos.


Se você quer saber mais sobre a terceirização no Brasil, indicação de empresas terceiras, entendimento dos encargos e impostos entre em contato com a K | BRAZIL através do e-mail contact@kbrazil.com.


Escrito por Dorival Kulicheski em 15/06/2021 
Mais de 20 anos no mercado brasileiro ajudando empresas a fazer negócios https://www.linkedin.com/in/dorival-kulicheski/
16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page